Clipart

Como escolher a hospedagem?

Escolher o tipo de hospedagem é muito importante para que sua estadia seja tranquila e livre de imprevistos. Hoje, com a internet, tudo se tornou muito mais fácil. No entanto, alguns cuidados são necessários para não entrar numa roubada. Veja a seguir algumas dicas!

• Escolha o tipo de hospedagem

Primeiro, é preciso saber se você prefere um hotel, resort, pousada, hostel (albergue), apart-hotel, camping, bed and breakfast (pouco comum no Brasil) ou alugar uma casa ou apartamento para temporada. Tudo depende do grau de conforto e privacidade que você quer ter, além do dinheiro disponível. Há quem não abra mão do conforto, enquanto outras pessoas preferem economizar nesta parte para aproveitar o dinheiro em passeios e outros atrativos na viagem. A escolha depende de suas prioridades.

• Pesquise e peça referências e indicações

Definido o tipo, é hora de começar a procurar. Dependendo da distância, é impossível ter disponibilidade para conhecer pessoalmente as opções. Por isso, cada dia mais as pessoas utilizam a internet para fazer pesquisas, procurar referências e escolher a hospedagem. O TeleListas Viagens e o TripAdvisor, por exemplo, são bons sites para ver avaliações de viajantes. Nesse momento, pedir indicações de amigos que já viajaram para o lugar também é bacana.

• Tenha cuidado com a localização

Outro ponto importante é ver a localização. Escolha uma opção que não seja muito distante do centro e de outras opções de lazer, pois isso fará você depender de carro e dirigir num local desconhecido pode ser complicado e perigoso. Quando mais perto do centro e das regiões turísticas, provavelmente mais caros serão os hotéis e pousadas. No entanto, às vezes isso compensa, pois você não precisará gastar tanto com locomoção (aluguel de carro, táxis etc). Fora a vantagem de não perder tanto tempo da viagem se deslocando para conhecer os melhores locais. No TeleListas Viagens, é possível ver o mapa de localização dos hotéis e pousadas. Use-o para saber se o ponto é bom ou muito afastado.

• Aproveite baixas temporadas e preços promocionais

Baixas temporadas costumam oferecer preços bem mais atrativos, além de serem melhores para conhecer os lugares (já que eles não estarão tão cheios). Por isso, tente se programar e tirar férias na baixa temporada. Além disso, alguns hotéis e pousadas fazem promoções para dias de semana, quartos coletivos e outras situações. Os sites de compra coletiva e os sites de cupons, como o TeleListas Ophertas, também apresentam bons descontos. Pesquise!

• Sites de reserva de hotéis online

Hoje, você pode fazer a reserva da sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pela Internet, sem sair de casa. Sites como o TeleListas Viagens e o Booking oferecem este tipo de serviço com segurança. É uma ótima opção para quem busca rapidez e praticidade. No entanto, antes de reservar leia com atenção todas as regras e especificações para não ser pego de surpresa.

• Faça a reserva com antecedência

Uma boa maneira de gastar menos com a sua viagem é fazer reservas com antecedência. Assim, você terá a sua hospedagem garantida e com um preço melhor que se fosse feita próximo à data de chegada. Além disso, reservar com antecedência é uma opção de segurança, já que se deixar para cima da hora você tem um grande risco de não conseguir vaga no hotel/pousada/hostel que você tanto queria.

• Ligue confirmando a reserva

Independente de qual procedimento você adotou para fazer a reserva (sites, depósito bancário etc), ligue após o pagamento para confirmar sua reserva. Passe todos os seus dados e pegue o nome de quem confirmou sua reserva. Quanto tiver próximo à data da viagem, tipo uma semana antes, ligue novamente para confirmar e saber a hora do check-in.

• Guarde comprovantes

Feita a reserva, guarde e-mails, comprovantes bancários, extratos do cartão de crédito e tudo mais que você puder como comprovante de que sua reserva foi realizada e devidamente paga. Com as provas em mãos, você terá como contestar seus direitos caso haja algum problema.